Colégio Estadual Ministro Aliomar Baleeiro

Este Blog foi criado para socializar as atividades desenvolvidas no decorrer do Projeto NTE vai a escola, para publicação das atividades realizadas pelos professores e alunos utilizando as Tic(s) como ferramenta educacional.

COLABORADORA: KÁSSIA RIOS

Sejam Bem Vindos!!

Uma ótima semana e bom trabalho!!!

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Professora Ange´lica com a turma 6V3 trabalhando estrutura textual e frase com o uso das Tics


Turma 6V2 - Professora Angélica de Português

ALUNAS: ANA CAROLINE,
SILVIA BATISTA, PRÓ:ANGÉLICA
THAYANA OLIVEIRA,
LEONY CERQUEIRA SERIE: 6ªV2



FRASES

a) EU ESTAVA TRISTE. - ADJETIVO

b) MEU NOME É MARIA - SUBSTANTIVO PRÓPRIO

c) MAMÂE COMPROU UM ÁLBUM-ARTIGO INDEFINIDO

d) ESTÁ CANETA É MINHA. - PRONOME POSSESSIVO

e) AQUELE MENINO É MEU IRMÃO. – PRONOME DESMOSTRATIVO

f) PAULO VIAJARÁ PARA SÃO PAULO. VERBO

g) OBA !TIRAMOS TRÊS DEZ SEGUIDOS. - NUMERAL CARDINAL

h) JOÃO VIU UM JACARÉ-MACHO. – EPICENO

i)EU QUERO CAFÉ DUPLO. – PRONOME DO CASO RETO

j)VOCÊ COMEU QUEIJO NO CAFÉ DA MANHÃ ?. –PRONOME DE TRATAMENTO

l) AQUELA MULHER É MUITO ALTA. – ADVÉRBIO INTENSIDADE

Turma da professora Amélia - 8M3

Temos que ser todos unidos sendo Negros ou Branco, rico ou pobre para que o preconceito e a descriminação se acabem!!!!

Esta data foi escolhido pelo projeto de lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. Foi a data de 20 de novembro, que no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.

Foi justa a homenagem a zumbi, pois o Zumbi dos Palmares representou a história da luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Ele morreu defendendo os negros povo contra a escravidão. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também uma forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povos.

A violência é questão racial

Depois de tanto tempo se passado desde do dia em que a escravatura foi abolida no Brasil,ainda sim os efeitos da violêcia se fazem se sentir de forma mais cruel sobre a população negra. Adesguldade social vivida pelos negros durante geraçoes os tranformaram na maioria da populaçao pobre do pais.

Aconciência Negra
A conciêcia negra fala sobre os negros passando varias nessidades de vida,descriminação etc.Fala tambem sobre o preconceito e seus significado,negão,japa,polaco,alemão,turco.Quantos de nois, pelo menos uma vez já não chamou ou fez referêcias a alguem utilizando uma das expressões acima?Talves o que muitos não percebam é que essas expressões são empregadas,muitas vezes,quando se pretende combater de uma pessoa só por que ela é diferente das demais...

O Preconceito
O preconceito contra o diferente (esse sim é forte e real) é o que move o preconceito “racial”. No Brasil esse preconceito é muito mais social do que propriamente em relação a cor da pele das pessoas. E o próprio debate na comissão da Câmara dos Deputados que discutiu ontem (13/05) a criação do Estatuto da Igualdade Racial (só o nome já é uma piada) mostrou isso claramente. Um assessor, no cumprimento de suas funções, foi ridiculamente atacado pelo presidente da comissão (Deputado Carlos Santana – PT-RJ) que aos gritos solicitava que ele se retirasse do local e arrematou “brilhantemente”: “Para minha tristeza é um negro também; fica pra lá”.
O tal Estatuto da Igualdade Racial é uma piada porque ele oficializa o racismo em nosso país e cria a figura do cidadão de segunda classe. Obrigando ao Estado implementar ações que já foram banidas há tempos de nossa vida cotidiana, tais como a obrigatoriedade de informação das características raciais das crianças em documentos, nas escolas, no atendimento de saúde e durante toda a sua vida. Essa prática absurda e completamente equivocada institui uma separação imbecil e preconceituosa ainda maior.
O que os nobres deputados devem fazer é buscar a inclusão oferecendo melhores oportunidades aos pobres. Sejam eles negros, brancos, índios ou asiáticos. Imaginar que o fato de alguém ter a cor da pele neste ou naquele tom, faz dessa pessoa alguém melhor ou pior é tão imbecil para brancos quanto para negros.

Colégio Estadual Ministro Aleomar Baleeiro
Alunos (@)Maiara Santos Oliveira,José Alessandro e Indimar Barbosa.
Turma:8 M3
Professora:Amélia Ramos

Consciência negra

O cujo objetivo quando conquistou o continente africano era encontrar ouro e especiarias, além dos colonizadores europeus os responsáveis pela capturas de escravos são muitas tribos africanos, ao submeterem,pelo uso da força, tribos vendiam os prisioneiros aos colonizadores para servirem de mão-de-obra.
O último país a abolir a escravidão foi o Brasil.

Os primeiros negros vieram de Angola e da Guiné para trabalharem nas lavouras de cana-de-açúcar. Os negros eram comprados, vendidos e penchichados os negros sadios e de boa conformação física obtinham preços mais elevados nos leilões vários grupos negros trazidos ao Brasil na condição de escravos.

CULTURAS:
Culturas Sudanesas (povos e iorbunos,daomeanos e fante-achanti).
Culturas Guineo-Sudanesas islamizadas (grupos haussá,tapa,borem e gurunsi).
Culturas Bantas (grupos angola,congolês e contra-costa).

Os grupos preferidos pelos senhores de engenho eram os negros de Angola. Em razão de sua experiência na agricultura de suas regiões de origens,são habilidosos e tinham grandes disposicão para o trabalho e podiam ser facilmente ensinados pelos antigos escravos.
Os grupos da Guiné não despertavam muita atenção para os senhores de engenho por custarem a obedecer ordens e apresentarem dificuldades para realizar trabalhos que lhes eram confiados e por serem lentos mas suas vantagens são capazes de produzir mais que os angolanos,desde fossem devidamente tratados.

Das péssimas condições a que eram submetidos durante as viagens, dos escravos apenas um chegava vivo.Eles eram expostos a venda de leilões,nos quais, tinham seus dentes examinados e os seus músculos testados.

A herança deixada pela escravidão em nosso país transformou-se no outro tipo de violência: o racismo

CONCLUSÃO:
Conhecer melhor sobre os afro-descendentes que fogem ao estigma da escravidão mais do que saciar curiosidades, nos ensina que, desde cedo, esse brasileiros impuseram, com sua existência, o fato de que a cor jamais os condenou à inferioridade intelectual. Apesar do ambiente que lhes era desfavorável eles alcançaram admiração e respeito assim como muitos outros que lutaram pela conquista de seu espaço.
Se no Brasil não fomos educados como uma nação multicultural e pluriétnica, precisamos concentrar esforços para ampliar o olhar para além do negro escravo e reconhecer o valor daqueles afro-descendentes em âmbitos como a literatura, a música, as artes cênicas, as artes plásticas, as ciências, a medicina, o jornalismo, a diplomacia, a guerra, a política, a religião. É o conhecimento da história real que, enfim, ainda precisamos resgatar.

Alunas:Adriane Lima
Maiara Celestino
Rebeca Pinho
8M3

Turma 8M3 - Amélia - Cultura Baiana

Conciência Negra


Conciência Negra é uma reflexão sobre uma inserção do negro na sociedade Brasileira .
Algumas entidades como o organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.
O dia é celebrado desde a década de 1960, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos; até então, o movimento negro precisava se contentar com o dia 13 de Maio, Abolição da Escravatura – comemoração que tem sido rejeitada por enfatizar muitas vezes a "generosidade" da princesa Isabel, ou seja, ser uma celebração da atitude de uma branca.
1-Quando pode ser superado o Racismo?

‘’Quando as mudanças sociais e culturais profundas ,que diminuíam a distância social existente entre negros e brancos.’’


2- Como devemos eliminar essas desvantagens?


‘’Essas desvantagens acumuladas historicamente sejas eliminadas e que ações concretas sejam colocadas em pratica,visando aproxima os negros de condições sociais que lhes sejam mais favoraveis’’


3-O Brasil também convive com outras formas de violêcia contra o ser humano.Explique.

‘’Sim.O trabalho escravo adulto e a exploração do trabalho infantil são apenas alguns exemplos dessa injusta e cruel realidade.’’

Equipe- Elaine da Cruz Lima , Eline da Cruz Lima ,turma

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Trabalho de Cultura Baiana - Turma 8M3 - Professora Amélia


Os alunos trabalharam o tema Consciencia Negra...

Turma 8M3

Trabalho de Cultura Baiana

Turma 8M3 - Professora Amélia de Cultura Baiana

Alunos de Matemática trabalhando os numeros através de apresentações em Power Point

Professora Rita de Matemática trabalhando os numeros - juros, porcentagem

Através de um mercado, os alunos trabalharam os numeros em forma de porcentagem, juros etc.

Trabalhando as DSTS em Ciências com a Professora Adriana - Turma 7V2

Turma 7V2 - Ciências

Turma 7V2 - Ciências

Turma 7V2

Alunos trabalhando as DSTs

Apresentações criadas pelos alunos da turma 7V2 de Ciências - Professora Adriana

Alunos de Ciências - Turma 7V2 - Professora Adriana

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Aula no laboratório com os alunos da turma 6V2 - Professora Angélica de Português

A professora Angelica de Português esta trabaçhando nesta unidade os tipos de frases, caracterização destas e indentificação de frases em textos.