Esta data foi escolhido pelo projeto de lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. Foi a data de 20 de novembro, que no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.
Foi justa a homenagem a zumbi, pois o Zumbi dos Palmares representou a história da luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Ele morreu defendendo os negros povo contra a escravidão. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também uma forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povos.
A violência é questão racial
Depois de tanto tempo se passado desde do dia em que a escravatura foi abolida no Brasil,ainda sim os efeitos da violêcia se fazem se sentir de forma mais cruel sobre a população negra. Adesguldade social vivida pelos negros durante geraçoes os tranformaram na maioria da populaçao pobre do pais.
Aconciência Negra
A conciêcia negra fala sobre os negros passando varias nessidades de vida,descriminação etc.Fala tambem sobre o preconceito e seus significado,negão,japa,polaco,alemão,turco.Quantos de nois, pelo menos uma vez já não chamou ou fez referêcias a alguem utilizando uma das expressões acima?Talves o que muitos não percebam é que essas expressões são empregadas,muitas vezes,quando se pretende combater de uma pessoa só por que ela é diferente das demais...
O Preconceito
O preconceito contra o diferente (esse sim é forte e real) é o que move o preconceito “racial”. No Brasil esse preconceito é muito mais social do que propriamente em relação a cor da pele das pessoas. E o próprio debate na comissão da Câmara dos Deputados que discutiu ontem (13/05) a criação do Estatuto da Igualdade Racial (só o nome já é uma piada) mostrou isso claramente. Um assessor, no cumprimento de suas funções, foi ridiculamente atacado pelo presidente da comissão (Deputado Carlos Santana – PT-RJ) que aos gritos solicitava que ele se retirasse do local e arrematou “brilhantemente”: “Para minha tristeza é um negro também; fica pra lá”.
O tal Estatuto da Igualdade Racial é uma piada porque ele oficializa o racismo em nosso país e cria a figura do cidadão de segunda classe. Obrigando ao Estado implementar ações que já foram banidas há tempos de nossa vida cotidiana, tais como a obrigatoriedade de informação das características raciais das crianças em documentos, nas escolas, no atendimento de saúde e durante toda a sua vida. Essa prática absurda e completamente equivocada institui uma separação imbecil e preconceituosa ainda maior.
O que os nobres deputados devem fazer é buscar a inclusão oferecendo melhores oportunidades aos pobres. Sejam eles negros, brancos, índios ou asiáticos. Imaginar que o fato de alguém ter a cor da pele neste ou naquele tom, faz dessa pessoa alguém melhor ou pior é tão imbecil para brancos quanto para negros.
Colégio Estadual Ministro Aleomar Baleeiro
Alunos (@)Maiara Santos Oliveira,José Alessandro e Indimar Barbosa.
Turma:8 M3
Professora:Amélia Ramos
Colégio Estadual Ministro Aliomar Baleeiro
Este Blog foi criado para socializar as atividades desenvolvidas no decorrer do Projeto NTE vai a escola, para publicação das atividades realizadas pelos professores e alunos utilizando as Tic(s) como ferramenta educacional.
COLABORADORA: KÁSSIA RIOS
COLABORADORA: KÁSSIA RIOS
Sejam Bem Vindos!!
Uma ótima semana e bom trabalho!!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário